terça-feira, 26 de maio de 2009

Asma em Crianças



A asma é uma das doenças crônicas mais freqüentes na infância. Não há quem não tenha convivido com alguma criança com asma. Entretanto, poucos conhecem as suas principais características, como ela evolui, como pode ser prevenida, que fatores podem ser considerados desencadeantes, quais as drogas que podem ser úteis no período entre as crises e durante as crises e quando uma criança deve ser levada a um hospital para ser melhor atendida.
A asma aguda é uma desordem bastante comum, caracterizada por ataques de falta de ar ou sibilância (chiados), com variáveis graus de obstrução de vias aéreas. Como as respostas individuais são de vários tipos, o prognóstico da doença está relacionado com o grau de obstrução e a resposta que as vias aéreas dão aos diferentes estímulos. É possível que esta resposta esteja associada com determinados fatores, como idade, apresentação inicial do quadro obstrutivo e tabagismo na família, para citar alguns exemplos.
A ocorrência da asma parece ser determinada pela interação de fatores genéticos, imunológicos, ambientais e inflamatórios crônicos. A reversão da obstrução dos brônquios, espontaneamente ou por efeito de drogas, é característica essencial para o diagnóstico. Três episódios recorrentes de sibilância, excluídas outras causas respiratórias (cisto brônquico, aspiração de corpo estranho, traqueomalácia, pneumonia viral e outros) podem auxiliar no diagnóstico da doença.
A história familiar de asma, a recorrência das crises, os antecedente de hospitalização pela doença e o fato de haver reversão da obstrução brônquica com o uso de drogas broncodilatadoras praticamente selam o diagnóstico. De qualquer forma, é muito difícil que se consiga afirmar que uma criança seja asmática antes dos 2 anos de vida.

Gravidade da Asma na criança

A asma aguda grave é uma crise de hiperreatividade dos brônquios, que pode ser súbita, mas, capaz de causar sofrimento respiratório significativo e, assim, produzir situação de risco de vida considerável. Nestes casos, a asma grave pode ser caracterizada como um episódio de pouco oxigênio na circulação da criança, com insuficiência respiratória significativa e progressiva, acompanhada de exaustão respiratória. Não raramente, estes episódios são acompanhados por alteração de consciência nestas crianças. É muito importante que se saiba que a asma pode matar!

Freqüência da Asma em crianças

A asma é a mais comum doença crônica da infância e, em geral, compromete crianças pequenas. Como observamos anteriormente é muito difícil confirmar o seu diagnóstico antes dos 6 meses de idade. Mesmo assim, a prevalência da asma tem crescido em todo o mundo nos últimos 40 anos, com taxas variando de 5 a 30% das crianças.
No Brasil, os poucos estudos relacionados com asma garantem que a sua prevalência gira em torno dos 10%. No Rio Grande do Sul, a asma corresponde a 7% dos atendimentos infantis nas unidades sanitárias, cerca de 30% da ocupação dos leitos pediátricos das áreas de emergência e 18% das internações em hospitais gerais. Nas UTI pediátricas, a asma aguda é responsável por 7-9% das admissões.
Nos Estados Unidos, a asma é causadora de 28 milhões ausências escolares e 2,2 milhões de consultas médicas por ano. Na Suécia, a incidência cumulativa de asma na infância é de 5,1%, correspondendo à menor taxa mundial.

A ocorrência da asma também é grande em crianças maiores?
A sua ocorrência é maior em meninos (2:1) e entre os provenientes de famílias mais pobres. A asma aguda afeta 10% dos escolares, apesar de não se conhecer adequadamente a história natural da desordem nesta faixa etária. A doença tem aumentado no grupo de adolescentes com problemas psicossociais comprovados. Seguramente, os fatores mais relacionados com a exacerbação da asma são os sócio-econômicos e os biológicos.
O que ocorre nas vias aéreas das crianças com asma?
As lesões das vias respiratórias podem ser crônicas, todavia, os quadros agudos são caracterizados por uma resposta aumentada de traquéia e brônquios, manifestada por estreitamento generalizado das vias aéreas, secundário a broncoespasmo (diminuição do calibre das vias respiratórias), edema de mucosas (inchaço) e hipersecreção (aumento de catarro ou muco). A resposta inflamatória tem sido apontada como a principal manifestação da asma. Assim, pode-se dizer que as vias respiratórias ficam bastante inflamadas e obstruídas.

Fatores desencadeantes da Asma em crianças
Os fatores mais freqüentemente relacionados com as crises asmáticas são:
infeccões virais: o rinovírus e o vírus sincicial respiratório são os mais freqüentes causadores de gripes, que é o principal fator desencadeante da crise asmática, especialmente entre os pré-escolares;
alergenos: pólens, pêlos, fungos, antígenos de insetos, poeira domiciliar;
irritantes: produtos de limpeza, inseticidas, sprays, tintas e ceras;
ambientais: fumaça de cigarro, poluição atmosférica, variações de temperatura ambiental, umidade relativa do ar:
exercícios ;
drogas: AAS, AINE, tartrazina (chiclete, fanta, macarrão), beta-bloqueadores;
alimentos (?) e bebidas frias;
refluxo gastroesofágico; fatores emocionais;
abandono do tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário