quarta-feira, 27 de maio de 2009

DEFESA DO ORGANISMO

O sistema imune è de grande eficiencia no combate a microorganismos invasores,suas cèlulas são altamente organizadas,ele è formado por diversos orgãos e tecidos como:medula òssea,baco,timo e linfonodos(glandulas linfàticas).Nosso sangue carrega um grande numero de cèlulas de defesa e as distribui para todo organismo. As cèlulas do sistema imune são denominadas leucocitos(cèlulas brancas do sangue)são a defesa do organismo contra agente infecciosos e substancias estranhas,eles são produzidos na medula òssea.
Os microorganismos invasores como os virus e bacterias causadores de doencas sao chamados de antìgenos,os plasmocitos produzem substancias chamadas anticorpos,que inativam os antìgenos. A resposta dependente de anticorpos è chamada imunidade humoral,e a resposta dependente das cèlulas de defesa è chamada imunidade celular.
Os anticorpos são ativos contra patògenos estra celulares,como a maioria das bacterias.Parasitas intracelulares,como vìrus,oferecem maior dificuldade para serem destruìdos e os anticorpos são menos eficaz.Nesses casos,as celulas de defesa atacam e destroem as cèlulas que estão sendo parasitadas ou atacam os vìrus no momento em que deixam as cèlulas parasitadas.
As vacinas previnem certos tipos de doencas,elas estimulam o sistema imunologico a reconhecer e a combater cèlulas anormais,como vìrus e bacterias.
Uma boa maneira de fortalecer o sistema imunologico è ter boa alimentacao,incluindo principalmente :vitamina c,zinco e ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário