quarta-feira, 27 de maio de 2009

O que você precisa saber sobre as doenças sexualmente transmissíveis


"Você acabou de descobrir que possui DST - Doença Sexulamente Transmissível. Primeiramente, calma. Foi-se o tempo em que a DST era vista como uma doença marginal e que só pessoas de "má conduta" a adquiriam.
Você agiu muito bem procurando o seu médico. Há pessoas que insistem em se tratar sozinhas, mantém o tabu de não procurar o médico por vergonha, e preferem remédios indicados por amigos.
Antigamente essas doenças eram chamadas de doenças venéreas, mas hoje o correto é chamá-las Doenças Sexualmente Transmissíveis e conhecidas pela sigla DST. Como o próprio nome indica, são transmitidas por meio do contato sexual.

É possível detectar uma DST? - Sim. Fique atenta para qualquer mudança no órgão sexual como uma bolinha, feridinha, inchaço, substância malcheirosa, ardência ao urinar, coceira ou qualquer outra alteração que você ache estranha. E evite ter relação sexual.
O que causa a DST? - Os ambientes mornos e úmidos, como as mucosas da boca, dos genitais (pênis e vulva), e do ânus, são os locais preferidos para os microorganismos (vírus, bactérias) proliferarem e causarem diferentes doenças.
Quais são os cuidados para se evitar a DST? - Evitar muitos parceiros e usar preservativos são alguns dos cuidados. Nos casos em que a doença já tiver sido detectada, é importante separar toalhas de banho e roupas íntimas pois elas podem ser um veículo de transmissão.
Urinar após a relação sexual evita a DST? - Mesmo diminuindo o risco, já que a urina é ácida e pode matar algum microorganismo, em outros casos isso pode até criar um ambiente favorável para outras infecções.
Uma DST sempre apresenta sintomas? - Nem sempre. Por isso é bom ficar atento para qualquer alteração na região genital.
Se imediatamente após a relação sexual a mulher fizer uma ducha, as chances de contrair uma doença são nulas? - Isso é falso. Essa atitude pode favorecer um maior campo de infecção já que o mecanismo de defesa natural é também atingido.
Essas doenças têm cura? - DST, hoje, é uma doença comum como qualquer outra e a grande maioria pode, felizmente, ser tratada convenientemente. Só algumas como a Aids ainda não.
Uma vez curado, não se pega mais aquele tipo de DST? - Não é verdade. Uma pessoa pode contrair uma DST tantas vezes quanto ela se relacionar com alguém infectado.
Quais são as principais DST? - Gonorréia, sífilis, herpes genital, cancro mole, verrugas venéreas e a Aids."

Nenhum comentário:

Postar um comentário