terça-feira, 26 de maio de 2009

Soja: uma aliada na guerra contra as doenças.


O mundo em que vivemos exige-nos a busca por alimentos cada vez mais saudáveis e nutritivos. Nessa luta contra a balança e a favor da saúde, a soja tornou-se um dos alimentos campeões.
Embora há milênios consumida e cultuada em países orientais, a soja demorou a ser explorada e consumida no mundo ocidental, especialmente no Brasil. Nosso país, ao contrário, alcançou a primeira posição na produção e exportação dessa “comodittie” sem, no entanto, aumentar seu consumo consideravelmente até o ano 2000. No entanto, esse alimento tornou-se, após a aveia, o segundo alimento a ser reconhecidamente possuidor de características químicas e nutricionais que a qualificam como um alimento funcional pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão máximo de saúde do EUA.

Por sua qualidade protéica, estudos mostram que a soja pode ser utilizada de forma preventiva e terapêutica no tratamento de doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e sintomas da menopausa , além de estar associada a redução do risco de doenças crônicas.
No entanto, algumas pessoas têm aversão à soja, mas com o avanço da biotecnologia e engenharia agronômica de entidades como a Embrapa Soja e Universidade Federal de Viçosa, conseguiu-se alcançar variedades do grão que não apresentam aquele gosto amargo e residual que antigamente era associado a este alimento.
Alguns produtos à base dessa leguminosa já são nossos velhos conhecidos como o famoso leite de soja ( extrato hidrossolúvel de soja), a proteína texturizada de soja (PTS) também conhecida por “carne de soja”, o molho shoyu , o óleo de soja e algumas bebidas à base do extrato hidrossolúvel que a cada dia ganham novos sabores e marcas no mercado. Além disso, mesmo sem saber, muitos outros produtos como pães, sopas, molhos, hambúrgueres e salsichas levam a soja em sua composição.
Um público fiel à soja são os vegetarianos, os naturalistas e as pessoas alérgicas à proteína do leite ou com intolerância à lactose (açúcar presente no leite de vaca), e graças à eles, muitas outras podem comprovar as propriedades da soja como redutora do colesterol sangüíneo, coadjuvante no tratamento dos sintomas da menopausa, reguladora do sistema digestório, etc.
O leite de soja, por exemplo, por ser uma bebida protéica de baixo custo, de bom valor nutritivo e de fácil obtenção, representa, sem dúvida, importante alternativa para a nutrição humana. Sua importância se torna ainda mais evidente, uma vez que pode ser usado por pessoas alérgicas à lactose e/ou à proteína presentes no leite bovino.
Por tudo isso, atualmente encontramos inúmeras razões para se consumir cada vez mais essa leguminosa e com muita criatividade preparar pratos deliciosos à base do grão ou de seus derivados.
Agora que você já conhece um pouquinho dos benefícios que este maravilhoso alimento nos oferece, deixe o preconceito de lado e experimente algumas dessas receitas altamente nutritivas e diferentes!
SALADA DE SOJA
1 copo de soja cozida
2 colheres de sopa de suco limão
2 tomates em cubos pequenos
½ cebola picada
1 colher de sopa de azeite
1 cenoura média ralada
Cebolinha, salsa, manjericão e hortelã à gosto
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes e acrescente sal
ESTROGONOFE DE SOJA
1 copo de proteína texturizada de soja
2 tomates pequenos picados em cubinhos
½ cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho amassado
1 lata de extrato de tomate
1 caixinha de creme de leite
½ lata de milho verde
Molho shoyu, orégano e sal à gosto
Modo de Preparo
Hidrate a proteína texturizada de soja conforme a instrução da embalagem, escorra a água e reserve. Doure a cebola e o alho no azeite, acrescente o tomate picado e deixe cozinhar até que o tomate murche, coloque então a proteína texturizada de soja, o tempero, o milho verde e o extrato de tomate e mexa bem, por último coloque o creme de leite e desligue o forno.
BOLO DE BANANA COM AVEIA E FARINHA DE SOJA
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha detrigo 1 colher (sopa) de fermento em pó 2 colheres (chá) de canela em pó 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
½ xícara (chá) farinha de soja 2 xícara (chá) de açúcar mascavo 2 bananas-nanicas amassadas
1 copo de iogurte natural desnatado
2 ovos Modo de Preparo
Bata os ovos com o açúcar e acrescente aos poucos os demais ingredientes até ficar uma massa lisa e homogênea. Depois da massa pronta, adicione as bananas amassadas e mexa bem. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada e salpique canela por cima, levando para assar logo em seguida, em forno pré-aquecido por 40 minutos.
COQUETEL AMIGO DO SONO
Ingredientes:
1 pote de iogurte desnatado
5 ameixas-pretas secas
1 colher de aveia em flocos
1 colher (sobremesa) de gérmen de trigo
½ copo (100ml) de leite de soja
adoçante (opcional)
Modo de Preparo
Bata tudo no liqüidificador e sirva
Para que serve?
O iogurte e o leite de soja são alimentos fontes de triptofano e a aveia de magnésio, substâncias que participam da produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Ideal para ser tomado antes de deitar, garantindo uma noite de sono tranqüila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário